Passaram recentemente 50 anos sobre a morte de um dos arquitetos que mais contribuiu para a criação de edifícios icónicos de Lisboa, assim como no resto do país.
São de Cassiano Branco projetos como o Coliseu do Porto, o Portugal dos Pequeninos em Coimbra ou o Hotel do Luso no centro do país.
Em Lisboa, ficaram até dos dias de hoje, ainda que com outras utilizações, edifícios como o Teatro Éden na Praça dos Restauradores, o Cinema Império junto à Alameda, o Hotel Vitória na Avenida da Liberdade, ou a torre de apartamentos ("arranha-céus") na Praça de Londres.
Inspirado na art déco que tinha conhecido o seu apogeu na Europa nos anos 20 e 30 foram muitas as obras realizadas, com uma estética única facilmente identificável, e também alguns os projetos que não chegaram a sair do papel. Este que aqui mostramos para a Costa da Caparica, demonstra que ali poderia ter nascido um local de veraneio totalmente diferente do que veio a acontecer, mais moderno (antes do tempo) e sobretudo mais ordenado, ainda que naquela época pudesse parecer um projeto megalómano.
No tempo da ditadura, contra a corrente instituída, ainda assim conseguiu dar um toque de modernidade a Lisboa.
Fotos do Arquivo Municipal de Lisboa, Pinterest e Wikipédia
Comments